Notícias

Edhucca comemora 20 anos de prestação de serviços à população de Apucarana

Entidade oferece capacitação profissional, assistência social e psicológica e evangelização

Fundada em 24 de junho de 2001, a Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho, a Edhucca, comemora nesta quinta-feira 20 anos de existência. Ao longo de duas décadas, a entidade deu vida a sua missão: desenvolver o potencial humano através de capacitação profissional, assistência social e psicológica e evangelização.

Fundada pelo Grupo Espírita Mensageiros da Paz, a Edhucca, nesse período, qualificou 1600 pessoas, inseriu 300 jovens no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz, realizou o atendimento de 1200 crianças e adolescentes e distribuiu 92 toneladas de alimentos e material de higiene para as famílias assistidas, ações que se intensificaram nos últimos dois anos com a pandemia de coronavírus.

A presidente da Edhucca, Janaína Dalla Costa faz questão de recordar o início dessa trajetória.  “A Edhucca é resultado da idealização do seu Geraldo César de Souza e do meu pai, Jânio Dalla Costa (ambos já falecidos), porém a sua concretização só foi possível porque foi acolhida por um grupo de pessoas, que também entendeu que o espaço do antigo Albergue Noturno Casa do Caminho poderia ganhar uma nova destinação”, compartilha Janaína, que atua como voluntária na entidade desde a sua fundação.

“Eu sinto uma alegria imensa em ver o crescimento da Edhucca, uma entidade com reconhecimento na sociedade civil e pública pela qualidade em tudo que faz, seja no atendimento ao público, nos bazares ou nas promoções. Além disso, sempre busca a excelência nos serviços e a transparência nas ações. Acredito que esse seja o nosso diferencial”, avalia a presidente da Edhucca.

Para a vice-presidente e também voluntária desde o início, Aída Assunção, a Edhucca a cada ano vem se aperfeiçoando para atender sempre melhor. “O objetivo principal é ajudar pessoas, seja qualificando-as para o mercado de trabalho ou no desenvolvimento de habilidades pessoais”, comenta Aída.

“Eu tenho o maior orgulho de fazer parte dessa entidade, porque trabalhamos com muito amor em tudo que nos propomos a fazer e o mais lindo é ter esse privilégio de ajudar as pessoas, de trabalhar pelas pessoas. É isso que a Edhucca faz de melhor”, complementa a vice-presidente.

Outra integrante que viu a Edhucca nascer é Tânia Assunção. Ela, que na época participava da diretoria do antigo albergue, conta um pouquinho como aconteceu essa transição e o que a motiva a participar, como voluntária, ao longo desses 20 anos. “Um dia o seu Geraldo (já falecido), depois de 46 anos de Albergue Noturno Casa do Caminho, disse que havia feito pouco pelo ser humano, que havia apenas proporcionado banho, comida e pouso. Ao mesmo tempo, instigou uma nova missão, que trabalhasse mais o desenvolvimento humano”, comenta.

Depois de algumas reuniões, nasceu a Edhucca com a missão de promover o desenvolvimento social através do atendimento da criança ao adulto na prevenção da violência e criminalidade, fornecendo ferramentas aos pais para superar conflitos familiares, além de contribuir para a diminuição da desigualdade de renda por meio da oferta de qualificação profissional, através do desenvolvimento das potencialidades educacionais, proporcionando qualidade de vida dentro dos princípios éticos. “O que me faz permanecer firme é porque eu me vejo em cada uma das crianças que passam por aqui e acredito no ser humano, no poder das palavras, mas as palavras por si só não mudam o mundo; o amor, sim. O amor é uma força criadora e transformadora de vidas e aqui vivencio o amor”, diz Tânia.

 

Atividades realizadas

A Edhucca realiza diversas atividades, inclusive na pandemia, algumas ações foram adaptadas, outras precisaram de uma pausa e outras ainda ganharam ênfase, como a assistência social das famílias, com distribuição de alimentos e itens de higiene e limpeza. Confira!

Sociabilização Infantil - Desenvolvida para crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, oferece oficinas na área educacional, cultural e de esportes, além de acompanhamento social, psicológico, pedagógico e prevenção às drogas.

Clube da Família – Voltado às famílias de crianças e adolescentes atendidos, tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares, para que o lar seja um lugar mais agradável e afetivo, além de favorecer a criação de vínculos entre os participantes (pais e demais cuidadores), formando entre eles novas amizades e trabalhando a autoestima. 

Jovem Aprendiz - Com foco na emancipação humana e desenvolvimento social, o Programa Jovem Aprendiz é realizado em parceria com empresas de Apucarana, visando oferecer condições dignas de acesso à educação profissional e inserção no mercado de trabalho. 

Qualificação profissional - Entre as opções já oferecidas estão os cursos de Manicure e Pedicuro, Designer de Sobrancelhas, Auxiliar Administrativo, Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Vendas e Marketing Pessoal, Almoxarife – Administração de Materiais, Conservas Caseiras, Manipulação de Alimentos, Oratória, Maquiagem, Técnicas de Garçom, Informática e Modelagem.

GAAAD – O Grupo de Acolhimento, Amparo e Autodesenvolvimento tem por objetivo a prevenção do uso de substâncias psicoativas no âmbito social em uma perspectiva de educação, conscientização e acompanhamento técnico e psicossocial.

Doação de alimentos – A Edhucca doa e repassa também alimentos e material de higiene e limpeza recebidos para as famílias assistidas por ela. Em 20 anos, foram distribuídas 92 toneladas de alimentos e material de higiene para as famílias assistidas.

Bazar - O bazar beneficente é feito com roupas, objetos e utensílios doados que, após passarem por uma triagem, são postas à venda duas vezes ao mês. A ação visa não só angariar recursos para a manutenção da Edhucca, mas, também, ajudar as famílias mais necessitadas, visto que as roupas são vendidas a partir de R$1.

Espaço Gourmet – O Espaço Gourmet surgiu também como uma opção de renda para a manutenção das atividades. Diariamente são produzidos pratos com ingredientes frescos e de qualidade que são vendidos no dia e também em porções congeladas.

 

Onde estamos

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 285 Centro

 Apucarana-PR

Entre em contato

(43) 3423-1488

contato@edhucca.org.br

Acompanhe-nos nas redes

© Copyright 2017 | EDHUCCA - Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho - Todos os direitos reservados | by GMcriações